Pages

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Objetivos da dança no louvor

- Adorá-lo


- Ganhar almas

- Transmitir a essência de Jesus manifestada em nosso ser.

Nosso corpo é consagrado ao Espírito Santo de Deus e dançamos com toda intimidade para ele.



Objetivos de Deus com a Dança no louvor

 

- Edificar a igreja (Jer31:04)

- "Ainda te edificarei e serás edificada, a Virgem de Israel. Ainda serás adornada com seus adufes, e sairá com o coro dos que dançam..."


A dança no louvor, aliado aos princípios mencionados, tem como alvo de Deus, visar à unidade da igreja (sem grupos paralelos individuais).

Dentro desses princípios devem estar:

a) Zelo;

b) Sabedoria;

c) Santidade;

d) Unção.

Somente a união de todos esses elementos irá contribuir para que toda a resistência se transforme em júbilo.

A dança permite explorar idéias originais, à própria corporeidade. Traduzem linguagens e por si só, se transformam em arte.

Na perspectiva evangelística deve ser muito bem fundamentada biblicamente. Acima de tudo deve estar sintonizada com o Espírito Santo de Deus, para que satanás não encontre lugar na mesma para corromper a motivação primária que é a adoração a Deus único digno de receber louvor. (I co 06:20)


"Por que fostes chamados por alto preço. Agora, pois glorificai a Deus no seu corpo."

Não devemos roubar a glória de Deus.
O verdadeiro sacrifício a Deus é um coração quebrantado (Sal 51:17).

A dança na adoração não é uma prática corporal ou exibição artística. Neste contexto a dança á parte integrante do louvor. Nela a essência da entrega total do adorador se manifesta de forma espontânea trazendo a igreja ao júbilo, à libertação e a restauração na presença de Deus.

Quando a dança deixa de ser adoração?

- Quando não há unidade no corpo.


- Quando não há comunhão com Deus, obedecendo e por amor respeitando seus mandamentos.

Cuidados com a Dança

(Possíveis impedimentos da Dança na adoração)



O inimigo tem corrompido a visão do nosso corpo e da dança. Ele utiliza 03 abordagens de resistência mundana.

Vejamos abaixo:

1. Sensualidade: Geralmente nos representa a arma para a conquista mundana. Ofício para se obter aquilo que é desejado. Em alguns momentos atua sem percebermos. E aí que precisamos da revelação do Senhor e reconhecer que a velha natureza precisa morrer. Sensualidade = arma que pode matar.
2. Vulgaridade: Interfere no seu linguajar e comportamento. Sufoca a delicadeza e mansidão que é dom de Deus. Cuidado pra não camuflar os dons.
3. Carnalidade: Não deixa o potencial de influência ser desenvolvido. Fomos chamados para sermos e fazermos verdadeiros discípulos. A carnalidade nos afasta da verdadeira realidade do evangelho, sem nos dar oportunidade de conhecer verdadeiramente a Deus.
Precisamos estar vigilantes quanto aos ataques do nosso inimigo, vigiando nossos pensamentos, sentimentos e ações.

Faça a você mesmo essas perguntas:

- Será que Deus recebeu o meu louvor e a minha adoração nesta noite?



- Havia unção na minha vida durante a apresentação?

- Será que o espírito de sensualidade operam em minha vida enquanto acho que apresento ao Senhor?


- Fui e ainda sou canal de benção na vida de meus irmãos?


- Será que não há vaidade sobre a minha vida?

- Será que tenho dado bom testemunho na minha casa, na igreja e nos lugares por onde ando?

A Dança Profética

Atos 17:28, 29.
Nove passos para que a dança profética seja gerada em você:
1. Muitos conhecem a dança, mas não conhecem o Deus dela. (Sal 25:14)
Deus é o criador de passos e coreografias jamais vistas por olhos humanos. Se você não conhece a Deus é impossível ser gerada dentro de você a Dança Profética.

A Dança Profética trabalha em primeiro lugar o homem interior e seu caráter, por que precisamos ter o caráter de Cristo em nós. Deus usa profetas para trazerem a sua palavra ao povo; nós como ministros da dança temos que trazer através de nossos movimentos, a revelação de Deus para esses dias.

2. Todos os movimentos perfeitos estão nEle. (Tiago 01:17)
Muitos ensaiam horas e horas, fazem aula de dança e lêem tudo a respeito; e isso não é errado. Mas saiba que os movimentos perfeitos estão nele. Devemos obedecê-lo e ouvi-lo. Uma boa (bom) bailarina (o) que dança bem, mas é insubmissa (o) é não dá testemunho, do que vale o seu talento?
Deus quer cavar em nós, movimentos esses que são agradáveis aos seus olhos e que fazem com que sua presença flua através de nossas vidas.
3. Os movimentos proféticos estão nEle. (At 17:28)
Você não pode simplesmente dançar para enfeitar uma música, não pode fazer parte de um ministério de dança em sua igreja somente por que a maioria das igrejas hoje tem, você precisa de uma direção clara de Deus.
Esta descoberta talvez lhe custe um preço, de oração, de jejum, mas, quando você começa a entender como é a dança de Deus, o seu corpo nunca mais será o mesmo. A glória de Deus virá de uma forma tão forte e real sobre você, que sua única atitude será se prostrar. Quando você perceber que está no chão, saberá que a unção da dança profética veio sobre você.
Você agora não depende mais de uma música para dançar, depende Dele. Assim é a dança profética, ela expressa algo vindo direto de Deus.
4. Sem Jesus, você não pode ministrar as danças proféticas. (Ex 33:15).
Antes de começar pensar em passos para uma música, peça a Deus para revelar o que Ele quer expressar para o seu povo através dela.
A sua dança torna-se nada sem Ele, fica morta e sem sentido, não passa de uma combinação de passos para agradar os olhos humanos. Por mais prefeitos que sejam os passos, sem a unção de Deus podem até tirar lágrimas, mas não conseguem tratar as raízes das feridas.
5. Não se preocupe com a reação dos homens, preocupe-se com a reação de Deus. (Atos 16:25,26)

Como Deus vai reagir a sua dança? O seu foco não deve estar na multidão e sim nEle, Ele é o espectador principal. Quando a sua dança consegue mover o coração de Deus, eu penso que Ele dança conosco.
Quando você dança para Deus, você oferece algo para Ele. Ele reage te enchendo com sua presença.
6. Quando você dança para Deus, algo Dele flui através de sua vida. (II Samuel 06: 14)
Autoridade não é algo que você simplesmente conquista com diplomas. É dada por Deus. Esconda-se nEle . Construa um altar diante de Deus, não um palco diante dos homens, e autoridade vinda dos céus virá sobre você para ministrar.
7. A Dança Profética não é algo que vem do exterior, ela vem de dentro para fora, ele vem de uma vida no altar de Deus. (João 07:38).
Profetas são homens que ouvem e obedecem a voz de Deus, isso significa que você precisa ouvir e obedecer. Quando sabemos que a palavra Dança vem de intenso, logo compreendemos que devemos ser intensos na presença de Deus. Você tem expressado sua paixão por Jesus através de sua dança? Através de seus gestos? Comece a avaliar a intensidade de sua dança, dance hoje para Jesus como de fosse a última vez que você dançasse. Dê tudo a Ele, e com certeza fluirá rios de água viva de seu interior.
8. A arte abre uma janela na alma do ser humano. (II Reis 03:15).
Quando você começar a dançar, essas janelas vão se abrir, então você deve analisar o que vai entrar por essas janelas através de sua vida. Para entrar cura é necessário que você seja curado, para santidade, você precisa ser santo, etc... Você é o vaso que Deus quer usar para derramar óleo de alegria sobre os corações.
9. Você não é um bailarino (a). Deus te chama a ser um PROFETA DA DANÇA. (Jer 01:05).
Deus quer Profetas na Dança porque quer revelar os Seus segredos através da arte.
Seus passos a partir desse momento serão passos proféticos, que vão ser capazes de mudar a história de uma nação. Quando você tem uma visão de quem é Deus, a primeira coisa que você vai perceber é que Ele é tudo e você é nada, que tudo que você fizer por mais perfeito que seja, é insignificante diante da grandeza dEle, mas o interessante é entendermos o propósito dEle: - Quem enviarei??? Deus está perguntando para você agora, e então o que você irá responder?
Não dispute entre vocês quem levanta mais a perna, quem faz mais giros, etc. Sejam unidos num só propósito: agradar o coração do Pai. Quando você dança Deus vai mais fundo em seu interior.
Espero que o que você aprendeu tenha te ajudado a estar em primeiro lugar, mais perto dEle, a sonhar os seus sonhos.
Salte agora para as nações, e Deus te fará Profeta delas.
Os movimentos proféticos vêm de uma vida com Deus.
Um Ministério de Dança deve entender que seus movimentos não podem ser um espetáculo. Temos que pensar qual é o sentido de cada movimento de nossos braços, pernas, de nossos saltos, giros; estamos te desafiando a dar um sentido a seus movimentos, você pode!

Regras para apresentar

1. Chegue com antecedência antes de qualquer membro, pois assim você terá tempo de orar, se vestir, maquiar e alongar. Sempre, em qualquer dança, se alongue antes de apresentar ou ensaiar. Faça exercícios de alongamento para tudo, panturrilhas, coxas, braços, costas, abdômen, enfim, tudo essencial ao seu bom desenvolvimento e para evitar lesões. Se você for dançar na ponta dá uma atenção especial ao alongamento do pé. Faça tudo isso para não acabar a dança cheia de dores.
2. Se alongue com uma roupa própria para exercício (a que você usa para ensaiar), não com a roupa de apresentar. Há o perigo de ela sujar ou rasgar, o que é extremamente inconveniente. Além disso, a roupa de apresentação te limita a fazer certos exercícios de alongamentos. Chegue cedo ao local da apresentação para se alongar bem, começando com meia ponta e/ou depois com ponta.
3. Ensaie no local preparado, pois há alguns passos que você considera mais difíceis para se acostumar com a delimitação e a superfície onde dançará.
4. Impreterivelmente ore/reze antes de apresentar. Peça a unção do Espírito Santo e a cobertura de Jesus Cristo. Obs: Não esqueça de orar/rezar pelas pessoas que ali estarão!
5. Se você está nervosa (o), com friozinho na barriga, ore/reze para que Deus te dê paz e confiança. Pense em todos os ensaios que você passou para que tudo saísse perfeito para Deus, pense que é aquela a hora, e depois de tanto esforço Deus honrará o grupo. Se não saiu tudo certo não desanime pois com a experiência e com os ensaios tudo melhorará.
OBS: não se esqueça da expressão facial (sorria), pois é muito importante passar essa adoração a Deus através de você. Não adianta uma coreografia bonita, vestes bonitas se sua expressão facial é morta e sem vida, se você não tem, peça a Deus.

OBS 2: Evite dançar com maquiagem, e acessórios muito chamativos e esmaltes muito escuros!

Regras para ensaiar

1. Sempre prenda o cabelo para seus ensaios. O cabelo solto ou em rabo-de-cavalo atrapalha o desempenho ( pois pode cair nos olhos, na boca). É aconselhável fazer um coque.
2. No ensaio você deve se esquecer de tudo e prestar bastante atenção à coreografia. Se você não entendeu/aprendeu a coreografia, fale p/ o ministro da dança, porque se não, você não progredirá. Deixe o relógio e o celular longe de você. Ficar olhando para o relógio toda hora é tão desconfortável! É preferível também que não use cordão ou brincos grandes, pois eles em certos momentos atrapalham a concentração.
3. O vestuário básico para o ensaio é um short e uma blusa grande – para as meninas - (de preferência que não mostre a barriga) de tecido maleável (lycra) para facilitar os movimentos (caso vocês não queiram ganhar algumas varizes). Esqueça saias! A Sapatilha é insubstituível, pois facilita o movimento dos pés alem de evitar que você os machuque, ou pés descalços, pois dá uma sensação de despojamento.
4. Procure não se atrasar para chegar ao ensaio. Além de ser meio sem graça, você pode perder alguns exercícios de alongamento ou o início da coreografia, o que não é bom.
5. Se na hora que você chegar estiverem dançando alguma música, espere até o final dela para começar a ensaiar. Assim você se alonga um pouco e não atrapalha quem está dançando.
6. Converse o mínimo necessário enquanto estiver sendo passada uma coreografia. Mas também não é para ficar feito múmia, sem nada falar. É legal comentar algumas coisas, que tornam o ensaio mais descontraído e mais divertido. Mas atenção, converse coisas sobre a construção da coreografia e não coisas do seu dia-a-dia!
7. Fique bem atenta (o) às correções das suas colegas, mesmo que não seja com você. Além de ser interessante ficar por dentro de tudo, você pode acabar percebendo que está cometendo o mesmo erro da pessoa. E você estando atento, você acaba não errando!
8. Sempre, sempre procure ir além do que você foi no ensaio passado. Não se conforme com o que já conseguiu, queira sempre, sempre mais. Se não consegue, Deus te capacita. Em algum tempo você verá que progrediu naquilo que você se empenhou.
9. E uma coisa muito importante... Ao dançar, mesmo no ensaio, ministre adoração a Deus. Pois saiba que a dança é uma oração! Ou seja, quando estiver dançando, dance entregando aquele momento a Deus. Como se tivesse somente você e Ele.
10. Quando o ministro da dança tiver passando tal coreografia, tente primeiramente observá-la, já na segunda vez, você tenta executá-la, pois se você ficar só na observação, você jamais aprenderá.

OBS: Não se esqueça da expressão, pois às vezes por estar no ensaio você acha que não precisa estar expressiva, mais lembre-se mesmo no ensaio você está adorando a Deus e o que você faz no ensaio, você acaba fazendo na hora da apresentação.